Novo Embaixador apresenta cartas credenciais ao Presidente Lula da Silva
O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República Federativa do Brasil, Manuel Eduardo Bravo, apresentou, no Palácio do Planalto, em Brasília, cartas credenciais ao Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao usar a palavra na ocasião, o Diplomata Angolano, depois de enaltecer as seculares relações entre os dois povos irmãos, classificou a visita de estado do Presidente Lula da Silva à Angola como um marco histórico no aprofundamento da Cooperação Bilateral entre ambos os Estados.
Por seu turno, o Presidente Lula da Silva disse ser motivo de alegria acreditar um novo Embaixador de Angola no Brasil, destacando que o seu país está disposto a contribuir para o desenvolvimento de Angola, pelo que é preciso alavancar a parceria e acelerar a implementação de projectos de interesse comum.
Lula da Silva manifestou a sua satisfação pelo facto de visitar Angola nos próximos dias, oportunidade que, como frisou, vai servir para reiniciar uma nova era entre ambos países e vencer a “letargia” de um passado recente.
O Brasil, que foi o primeiro país a reconhecer Angola como Estado soberano, estabeleceu relações diplomáticas com Angola a 12 de Novembro de 1975, baseadas no respeito mútuo e na cooperação com vantagens recíprocas.
O Chefe da Missão Diplomática da República de Angola no Brasil é igualmente Embaixador não residente na Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países onde, nos próximos tempos, deverá também apresentar Cartas Credenciais.