CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O idioma e o vínculo histórico unem, em um novo projecto político, nove Estados-Membros

Criada em 17 de Julho de 1996, em Lisboa, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é constituída por nove Estados-Membros.

  • Angola 
  • Brasil 
  • Cabo Verde 
  • Guiné-Bissau 
  • Guiné Equatorial 
  • Portugal 
  • Moçambique 
  • São Tomé e Príncipe 
  • Timor-Leste

Unem-se países e povos que partilham a Língua Portuguesa, mas não só isso. As nações comungam a herança histórica e uma visão de desenvolvimento e democracia.

A ideia de criação de uma comunidade lusófona era um sonho antigo.

Durante o primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa, decidiu-se pela criação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que se ocupa da promoção e difusão do idioma comum da Comunidade. Participaram da reunião, no Maranhão (BR), representantes dos países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

1983

Em uma visita oficial a Cabo Verde, o então ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Jaime Gama, referiu que: “O processo mais adequado para tornar consistente e descentralizar o diálogo tricontinental dos sete países de língua portuguesa espalhados por África, Europa e América seria realizar cimeiras rotativas bienais de Chefes de Estado ou Governo, promover encontros anuais de Ministros de Negócios Estrangeiros, efectivar consultas políticas frequentes entre directores políticos e encontros regulares de representantes na ONU ou em outras organizações internacionais, bem como avançar com a constituição de um grupo de língua portuguesa no seio da União Interparlamentar”.

1989

1994

Sete ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores, reunidos pela segunda vez em Brasília, decidiram recomendar aos seus Governos a realização de uma Cimeira de Chefes de Estado e de Governo com vista à adopção do acto constitutivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

1995

Os sete Ministros voltaram a reunir-se, desta vez em Lisboa, tendo reafirmado a importância para os seus países da constituição da CPLP e reiterado os compromissos assumidos na reunião de Brasília.

1996

Em Lisboa, realizou-se a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entidade reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

2002

Com a conquista de sua independência, o Timor-Leste tornou-se o oitavo país membro da Comunidade.

2014

Depois de um minucioso processo de adesão, Guiné Equatorial tornou-se o nono membro de pleno direito.

A CPLP tem como objectivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico. Para a prossecução desses objectivos a Comunidade tem promovido a coordenação sistemática das actividades das instituições públicas e entidades privadas empenhadas no incremento da cooperação entre os seus Estados-membros.

Para mais informações sobre a comunidade, acesse o site da CPLP.