Embaixador Florêncio de Almeida despede-se do Brasil
O embaixador cessante da República de Angola na República Federativa do Brasil, Florêncio de Almeida, manteve um encontro de cortesia com o ministro da Relações Exteriores do Brasil, Mauro Viera, durante o qual apresentou oficialmente cumprimentos de despedida.
Na oportunidade, o chefe da diplomacia brasileira mostrou-se satisfeito pelo estado actual das relações político diplomáticas entre Angola e o Brasil e desejou ao diplomata cessante sucessos na sua próxima missão.
À margem deste encontro, realizou-se igualmente, na residência oficial de Angola no Brasil, uma cerimónia de despedida do embaixador Florêncio de Almeida, em que participaram membros do Governo Brasileiro, da Sociedade Civil, diplomatas e funcionários da representação.
Ao usar da palavra, Florêncio de Almeida referiu que parte com o sentimento do dever cumprido, tendo agradecido o apoio que lhe foi brindado pelas diferentes entidades brasileiras e estrangeiras, nos últimos quatro anos em que dirigiu a Missão Diplomática.
Florêncio de Almeida agradeceu as autoridades de Angola, em particular o Presidente João Lourenço, pela indicação e confiança em si depositado, no cumprimento de mais uma Missão de Estado, bem como pelo apoio e facilidades prestadas no seu mandato e os incansáveis esforços envidados no sentido de promover e fortalecer as relações entre Angola e o Brasil.
O embaixador angolano, que foi condecorado pelo Presidente Lula da Silva, mereceu, outrossim, o reconhecimento do Grupo de Embaixadores Africanos, da CPLP, da SADC, do Decano do Corpo Diplomático, das Embaixadas do Gabão e de Portugal no Brasil e do Governo do Estado da Bahia, em homenagens separadas.
Florêncio de Almeida, que esteve em funções em Brasília de 2019 a 2023, sendo também embaixador não residente de Angola na Colômbia, Peru, Guiana, Suriname, Chile e Venezuela.