Angola intensifica diversificação económica
Angola está a abrir a sua economia como nunca antes. O país persegue oportunidades em sectores como a agricultura, pescas, indústria e serviços financeiros com a ajuda de parceiros estrangeiros estabelecidos, incluindo o Japão.
A economia angolana está a abrir-se aos investidores, com a recente aceleração do seu impulso de diversificação, e a atrair o interesse de empresas estrangeiras activas numa vasta gama de indústrias e sectores.
Certos elementos estratégicos de Angola combinam-se para tornar o país um mercado atractivo para os investidores internacionais, como a estabilidade política, a elevada riqueza mineral e de hidrocarbonetos e o acesso a mercados grandes e populosos em toda a África Austral entre os seus principais activos.
Ministros e analistas estão confiantes de que a subida dos preços do petróleo no mercado internacional não afectará o paradigma da diversificação da economia angolana. O sector petrolífero é actualmente responsável por menos de um terço do Produto Interno Bruto angolano, contra 43 por cento em 2011, quando foi lançada a estratégia de diversificação económica.