Embaixador Florêncio de Almeida condecorado no Brasil
O embaixador cessante de Angola no Brasil, Florêncio de Almeida, foi condecorado, em Brasília, com a Grã-Cruz de Ordem do Rio Branco, a mais alta distinção atribuída a cidadãos estrangeiros.
A distinção, com o nome do patrono da diplomacia brasileira, José Maria da Silva Paranhos Júnior, foi atribuída pelo Presidente Lula da Silva, como reconhecimento da dedicação e do trabalho desenvolvido pelo diplomata em terras brasileiras.
Florêncio de Almeida agradeceu a honra, sublinhando que deu o melhor para o crescimento das relações bilaterais.
Por seu turno, Carlos Duarte, secretário para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, disse que a condecoração é o reconhecimento da nação brasileira pelos serviços, virtudes e realizações do diplomata angolano.
A cerimónia decorreu no Palácio do Itamaraty, sexta-feira, e foi assistida por diversas entidades do Governo brasileiro, bem como membros do corpo diplomático acreditados naquele país da América do Sul.
À margem da actividade de despedida, Florêncio de Almeida foi homenageado pelo Grupo de Embaixadores Africanos no Brasil, estando previstas, para esta semana, acções similares organizadas pelo Núncio Apostólico, decano do corpo diplomático e pelos Grupos de Embaixadores da CPLP e da SADC no Brasil.