Programa do Executivo busca colocar ao dispor das populações o acesso facilitado à informação
Foi inaugurada a Mediateca Rei Ngola Kiluanji. A infra-estrutura faz parte do programa do Executivo angolano que visa construir uma Mediateca em cada província do país, iniciado em 2012.
A iniciativa tem como objectivo dotar o país de um conjunto de infra-estruturas utilizando os mais variados meios de difusão do conhecimento e aprendizagem existentes, colocando ao dispor das populações o acesso facilitado à informação e ao conhecimento gerado a nível global.
O corte da fita inaugural coube ao Ministro do Minttics, Eng. Manuel Homem, em representação de sua Excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que na sua intervenção ressaltou que o país já conta com 10 mediatecas, além de 6 mediatecas de proximidades e garantiu que em tempo útil todas as províncias serão beneficiadas.
Chamado a intervir, o Governador Provincial de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa” considerou “ser mais um passo vital no processo de inclusão digital e oportunidade para a criação de novos postos de trabalho para a juventude, embora em número reduzido”. Para o governante a Mediateca Rei Ngola Kiluanji “vem também agregar valor à comunidade estudantil e acadêmica da nossa província”.
A Mediateca Rei Ngola Kiluanji está situada na cidade de Malanje, na rua Afonso de Albuquerque e tem a capacidade para albergar 1200 utentes em simultâneo.
A instituição dispõe de um parque tecnológico de mais de 200 equipamentos eletrónicos, meios informáticos e multimédia e um acervo com capacidade para sete mil exemplares. O majestoso edifício de 2.613 m2 de área bruta foi concebido como um espaço dinâmico e vivo.