top
logo

Informativos

Cadastre-se e receba os informativos da embaixada de Angola.




Sobre Angola Print E-mail

 

Angola está situada na parte ocidental da África, concretamente na zona Austral. O seu território corresponde a uma costa marítima de 1.650 km de norte a sul, banhada pelo Oceano Atlantico e a 4.837km de território fronteiriço, na sua plataforma continental. Tem 1.246.700 km2 de superficie.

A Província de Cabinda é uma área administrativa que fica mais a Norte e forma um pequeno território ainda separado do resto do país, comfinando com a  República Democrática do Congo a Norte e Nordeste e com a República do Congo (Brazaville).  Angola tem uma  fronteira extensa a Norte e Nordeste, com a República Democratica do Congo,  com a Zâmbia a Sudeste e com a Namíbia a Sul. O território de Angola pode ser dividido em 6 áreas geomorfológicas: área costeira, cadeia de montanhas marginal, o velho planalto, a bacia do Zaire, a bacia do Zambeze e do Cubango.

As bacias ocupam 60% do território que se caracteriza por planaltos, nas terras interiores e pelo relevo do Talude Atlântico que desce em degraus até ao oceano. Cerca de 65% do território está situado a uma altitude entre os 1000 e 1600 m.

Na região central encontra-se os pontos mais altos: Monte Moco (2620 m.) e o Monte Meco (2538 m.). No planalto central, encontram-se as origens dos mais importantes rios que correm em três direções : (Atlântico) E > W, Sudeste > Sul e Norte. Estas são as cinco bacias hidrográficas: Zaire, Kwanza, Cunene, Cubango e Queve.



Angola tem duas estações: a das chuvas e a do cacimbo. A do cacimbo ou seca é menos quente e vai de Maio a Setembro. A das chuvas, mais quente, normalmente dura de Setembro a Abril.

O regime de chuvas e a variação anual das temperaturas, são as duas características climáticas, comuns a todas as regiões.

A localização de Angola, na zona intertropical e subtropical do hemisfério sul, a proximidade do mar, a corrente fria de Benguela e as características do relevo são os factores que determinam e caracterizam duas regiões climatéricas distintas.

A região litoral com humidade relativa de média anual superior a 30%, com precipitação anual inferior a 600 mm, descendo de norte para sul, apresentando 800 mm no litoral de Cabinda e no sul (Namibe), precipitações médias de 50  mm. A temperatura média é superior a 23 graus.

A região interior subdivide-se em três zonas: a zona norte, com elevada queda pluviométrica e temperaturas elevadas; a zona de altitude que abrange as regiões planálticas do centro caracterizadas por temperaturas médias anuais próximas aos 19 graus, com uma estação seca de temperaturas mínimas acentuadas; e a zona sudeste, semi-árida, atendendo ‘a proximidade do deserto do Calaári. As temperaturas baixas na estação seca são elevadas na estação quente. Esta região está sujeita à influência de grandes massas de ar tropical continental.

 

bottom

Embaixada da República de Angola - Todos os Direitos Reservados                           Desenvolvido por Mais Texto comunicação